CALVINISMO
Os Cinco Pontos do Calvinismo,
(conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são uma síntese dos
cânones teológicos definidos no Sínodo de Dordrecht, no âmbito da
disputa entre calvinistas e arminianos acerca das doutrinas da Graça e da Predestinação. Eles refletem
a soteriologia típica
do movimento calvinista, interpretando a natureza da graça de Deus na salvação da criatura humana. Seu eixo é a afirmação de que Deus
é perfeitamente capaz de salvar cada pessoa que Ele tenha a intenção de tornar
objeto de sua graça salvadora e que seu trabalho não pode ser frustrado por
algo ou alguém que fique no caminho, na tentativa de impedir sua conclusão.
Esses Cinco Pontos são:
§ Depravação total do
homem;
Também chamada de "depravação
radical", "corrupção total" e "incapacidade total".
Indica que toda criatura humana, em sua condição atual, ou seja, após a queda,
é caracterizada pelo pecado, que a corrompe e contamina, incluindo a mente. Por
isso, afirma-se que ninguém é capaz de realizar o que é verdadeiramente bom aos
olhos de Deus. Em contrapartida, o ser humano é escravo do pecado, por natureza
hostil e rebelde para com Deus, espiritualmente cego para a verdade, incapaz de
salvar a si mesmo ou até mesmo de se preparar para a salvação. Só a intervenção
direta de Deus pode mudar esta situação.
§ Eleição incondicional;
Eleição significa "escolha".
É a escolha feita por Deus desde toda a eternidade, daqueles a quem ele
concedeu a graça da salvação. Esta escolha não se baseia no simples mérito, ou
na fé das pessoas que ele escolhe, mas se baseia em sua decisão soberana e
incondicional, irrevogável e insondável. Isso não significa que a mesma
salvação final é incondicional, mas que a condição em que assenta (fé) é
concedida também pela graça de Deus, como seu presente para aqueles a quem Ele
escolheu incondicionalmente.
§ Expiação limitada;
Também chamada de "redenção
particular" ou "redenção definida", significa a doutrina segundo
a qual a obra redentora de Cristo foi apenas visando a salvação daqueles que
têm sido alvo da graça da salvação. A eficácia salvífica do Cristo redentor,
então, não é "universal" ou "potencialmente eficaz" para
quem iria recebê-lo, mas especificamente designada para tornar possível a
salvação daqueles a quem Deus Pai escolheu desde antes da fundação do mundo. Os
calvinistas não acreditam que a expiação é limitada em seu valor ou poder (se Deus
o Pai quisesse, teria salvo todos os seres humanos sem excepção), mas sim que a
expiação é limitada na medida em que foi destinada para alguns e não para
todos.
§ Vocação eficaz (ou
Graça Irresistível);
Também conhecida como "graça
eficaz", esta doutrina ensina que a influência salvífica do Espírito Santo
de Deus é irresistível, superando toda e qualquer resistência. Quando então,
Deus soberanamente visa salvar alguém, o indivíduo não tem como resistir à essa
graça da vida eterna com o próprio Deus.
§ Perseverança dos
santos.
Também conhecida como "preservação
dos santos" ou "segurança eterna", este quinto ponto sugere que
aqueles a quem Deus chamou para a salvação, e depois, à comunhão eterna com ele
(" santos ", segundo a Bíblia) não podem cair em desgraça e perder
sua salvação. Mesmo que, em suas vidas, o pecado os leve a renunciar à sua
profissão de fé, eles (se eles são autênticos eleito), mais cedo ou mais tarde,
retornarão à comunhão com Deus Essa doutrina é baseada na suposição de que a
salvação é obra de Deus do começo ao fim, que Deus é fiel às Suas promessas, e
que nada nem ninguém pode impedir Seus propósitos soberanos. Este conceito é
ligeiramente diferente do conceito usado em algumas igrejas evangélicas, de
"uma vez salvos - salvos para sempre", apesar da apostasia, a falta
de arrependimento ou a permanência no pecado, desde que eles tiverem realmente
aceito a Cristo no passado. No ensino tradicional calvinista, se uma pessoa cai
em apostasia ou não mostra mais sinais de arrependimento genuíno, pode ser
prova de que ele nunca foi realmente salvo, e, em seguida, que não fazia parte
do número dos eleitos.
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