Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

5 SOLAS


Cinco Solas, você sabe o que significa isso?
Isso é a base das crenças protestantes. Se podemos resumir o que nós, evangélicos, acreditamos, é com essas bases que resumimos. Atrás desses simples brados estão conceitos importantíssimos para a fé evangélica, que têm essas bases para a sua existência.

Quando dizemos que recorremos a Bíblia, é porque milhares de pessoas morreram gritando "Sola Scriptura". Quando dizemos que falamos com Jesus diretamente, sem intermediários, é porque milhares morreram gritando "Solus Christus". Quando dizemos que Deus nos abencoa por sua Graça, é porque milhares morreram gritando "Sola Gratia". Quando dizemos que pela fé somos salvos, é porque milhares morreram dizendo "Sola Fide". Quando queremos que Deus seja o centro de tudo neste mundo, porque Ele é digno , é porque milhares morreram dizendo "Soli Deo Gloria".

Nossa história foi construída pelo sangue desses mártires. Deus nos abençoou pelo trabalho dessas pessoas. Esses princípios são nossos brados de fé que promovem a unidade entre evangélicos. Se uma denominação religiosa (ou grupo caseiro, ou sei lá o quê) não concorda com esses princípios, então não pode ser corretamente chamada de protestante ou evangélica e nós, como evangélicos, temos que tomar cuidado para não nos contaminarmos com as heresias desses grupos que vão contra essas verdades fundamentais.
"Caríssimos, estando eu muito preocupado em vos escrever a respeito da nossa comum salvação, senti a necessidade de dirigir-vos esta carta para exortar-vos a pelejar pela fé, confiada de uma vez para sempre aos santos."  Judas 1:3

Segue explicação do que queremos dizer com os Cinco Solas:

Sola Scriptura
Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação.

Solus Christus
Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.

Sola Gratia
Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.
Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Sola Gratia
Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.
Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.

Sola Fide
Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.
Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

Soli Deo Gloria
Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.
Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário