ARMINIANISMO
O Arminianismo (também
chamado tradição reformada arminiana, a fé reformada arminiana,
ou teologia reformada arminiana) é uma escola de pensamento soterológica de
dentro do cristianismo protestante, baseada sobre idéias do teólogo reformado holandes Jacobus Arminius (1560
- 1609) e seus seguidores históricos,
os Remonstrantes.
A aceitação doutrinária se estende por boa parte do cristianismo desde os
primeiros argumentos entre Atanásio eOrígenes, até a defesa de Agostinho de Hipona do "pecado original."
O arminianismo holandês foi
originalmente articulado na Remonstrância (1610), uma
declaração teológica assinada por 45 ministros e apresentado ao estado
holandês. O Sínodo de Dort (1618–19) foi chamado pelos estados gerais para
mudar a Remonstrância. Os cinco pontos da Remonstrância afirmam que:
1. a eleição (e condenação
no dia do jugamento) foi condicionada pela fé racional ou não-fé do homem;
2. a expiação, embora
qualitativamente suficiente à todos os homens, só é eficaz ao homem de fé;
3. sem o auxílio do
Espírito Santo, nenhuma pessoa é capaz de responder à vontade de Deus;
4. a graça não é
irresistível; e
5. os crentes são
capazes de resistir ao pecado, mas não estão fora da possibilidade de cair da
graça.
O ponto crucial do arminianismo
remonstrante reside na afirmação de que a dignidade humana requer a liberdade
perfeita do arbítrio.
Desde o século XVI, muitos cristãos
incluindo os batistas (Ver A
History of the Baptists terceira edição por Robert G. Torbet) tem sido
influenciados pela visão arminiana. Também os metodistas, os congregacionalistas das primeiras colônias
da Nova Inglaterra nos séculos XVII e XVIII, e osuniversalistas e unitários nos séculos XVIII e XIX.
O termo arminianismo é usado para
definir aqueles que afirmam as crenças originadas por Jacobus Arminius, porém o
termo também pode ser entendido de forma mais ampla para um agrupamento maior
de idéias, incluindo as de Hugo Grotius, John Wesley e outros. Há duas perspectivas
principais sobre como o sistema pode ser aplicado corretamente: arminianismo
clássico, que vê em Arminius o seu representante; e arminianismo
wesleyano, que vê em John Wesley o seu representante. O arminianismo
wesleyano é por vezes sinônimo de metodismo. Além disso, o arminianismo é
muitas vezes mal interpretado por alguns dos seus críticos que o incluem
no semipelagianismo ou no pelagianismo,
ainda que os defensores de ambas as perspectivas principais neguem
veementemente essas alegações.
Dentro do vasto campo da história
da teologia cristã, o arminianismo está intimamente relacionado com o calvinismo (ou teologia reformada), sendo
que os dois sistemas compartilham a mesma história e muitas doutrinas. No
entanto, eles são frequentemente vistos como rivais dentro do evangelicalismo
por causa de suas divergências sobre os detalhes das doutrina da predestinação e da salvação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário