Arminianismo
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Calvinismo
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1. Vontade Livre – O arminianismo diz que a vontade do homem é “livre” para escolher, ou
a Palavra de Deus, ou a palavra de Satanás. A salvação, portanto, depende da
obra de sua fé.
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1. Depravação Total – O calvinismo diz que o homem não regenerado é absolutamente escravo de
Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade
livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve
vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.
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2. Eleição Condicional – O arminianismo diz que a “eleição é condicional, ou seja, acredita-se
que Deus elegeu àqueles a quem “pré-conheceu”, sabendo que aceitariam a
salvação, de modo que o pré-conhecimento [de Deus] estava baseado na condição
estabelecida pelo homem.
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2. Eleição Incondicional – O calvinismo sustenta que o pré-conhecimento de Deus
está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está
baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da
livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem
espiritualmente morto.
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3. Expiação Universal – O arminianismo diz que Cristo morreu para salvar não um em
particular, porém somente àqueles que exercem sua vontade livre e
aceitam o oferecimento de vida eterna. Daí, a morte de Cristo foi um fracasso
parcial, uma vez que os que têm volição negativa, isto é, os que não querem
aceitar, irão para o inferno.
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3. Expiação Limitada – O calvinismo diz que Cristo morreu para salvar pessoas
determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade.
Sua morte, portanto, foi cem por cento bem sucedida, porque todos aqueles
pelos quais ele não morreu receberão a “justiça” de Deus, quando forem
lançados no inferno.
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4. A Graça pode ser Impedida – O arminianismo afirma que, ainda que o Espírito Santo procure levar
todos os homens a Cristo (uma vez que Deus ama a toda a humanidade e deseja
salvar a todos os homens), ainda assim, como a vontade de Deus está amarrada
à vontade do homem, o Espírito [de Deus] pode ser resistido pelo homem, se o
homem assim o quiser. Desde que só o homem pode determinar se quer ou não ser
salvo, é evidente que Deus, pelo menos, “permite” ao homem obstruir sua santa
vontade. Assim, Deus se mostra impotente em face da vontade do homem, de modo
que a criatura pode ser como Deus, exatamente como Satanás
prometeu a Eva, no jardim [do Éden].
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4. Graça Irresistível – O calvinismo entende que a graça de Deus não pode ser obstruída, visto
que sua graça é irresistível. Os calvinistas não querem
significar com isso que Deus esmaga a vontade obstinada do homem como um
gigantesco rolo compressor! A graça irresistívelnão está baseada
na onipotência de Deus, ainda que poderia ser assim, se Deus o quisesse, mas
está baseada mais no dom da vida, conhecido como regeneração. Desde
que todos os espíritos mortos (= alienados de Deus) são
levados a Satanás, o deus dos mortos, e todos os espíritos vivos (=
regenerados) são guiados irresistivelmente para Deus (o Deus dos vivos),
nosso Senhor, simplesmente, dá a seus escolhidos o Espírito de Vida. No
momento que Deus age nos eleitos, a polaridade espiritual deles é mudada:
Antes estavam mortos em delitos e pecados, e orientados para Satanás; agora
são vivificados em Cristo, e orientados para Deus.
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5. O Homem pode Cair da Graça – O arminianismo conclui, muito logicamente, que o homem, sendo salvo
por um ato de sua própria vontade livremente exercida, aceitando a Cristo por
sua própria decisão, pode também perder-se depois de ter sido salvo, se
resolver mudar de atitude para com Cristo, rejeitando-o! (Alguns arminianos
acrescentariam que o homem pode perder, subseqüentemente, sua salvação,
cometendo algum pecado, uma vez que a teologia arminiana é uma “teologia de
obras” – pelo menos no sentido e na extensão em que o homem precisa exercer
sua própria vontade para ser salvo). Esta possibilidade de perder-se, depois
de ter sido salvo, é chamada de “queda (ou perda) da graça”, pelos seguidores
de Arminius. Ainda, se depois de ter sido salva, a pessoa pode perder-se, ela
pode tornar-se livremente a Cristo outra vez e, arrependendo-se de seus
pecados, “pode ser salva de novo”. Tudo depende de sua continua volição
positiva até à morte!
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5. Perseverança dos Santos – O calvinismo sustenta muito simplesmente que a salvação, desde que é
obra realizada inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer
antes, absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é,
também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa
praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu
completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP
incluem a Perseverança dos Santos .
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Uma Grande oportunidade de saírmos do meio da multidão, onde não temos atitude, pois as vezes esperamos por outras pessoas, mas chegou a hora de tomar uma atitude de fé, seja gritando, tocando na orla do manto ou até subindo em uma arvoré, porém o mais importante é chamar a atenção de Jesus Cristo, então vamos crescer na graça e no conhecimento conforme escrito em 2 Pedro 3, 18 parte a, aproveitando esta dada por Deus.
Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!
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domingo, 29 de julho de 2012
Os Cinco Pontos do Arminianismo Versus Os Cinco Pontos do Calvinismo
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