Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Você Sabia.......

A águia é fiel por natureza. Só aceita um único macho durante toda a vida. A galinha se sujeita a compor o "harém" de um galo. Galinha é caça. Águia é caçadora. Os israelitas eram proibidos de comê-la. Dt 14.12. A galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais. Quando uma tempestade ameaça cair, a galinha corre para um abrigo. A águia, ao contrário, adora um vendaval, porque quanto mais forte o vento, mais alto ela voa. Vale-se das intempéries para desenvolver suas asas, vigorá-las e torná-las ainda mais poderosas. "Seu vôo é impetuoso." Dt 28-49.

Quando nasce o primeiro filho de um casal, o nome do pai é ampliado de sorte que o nome do bebê se torna parte do nome do pai. Por exemplo, um pai cujo nome do filho é "Daniel", passa a ser conhecido com "Abu Daniel", que quer dizer "Pai de Daniel" E se um homem está casado há dois anos e sua esposa ainda não se engravidou, ele pode muito bem ser apelidado de "Pai de Ninguém". Muitos casais israelitas não podiam ter filhos. Hoje sabemos que os casais podem não ter filhos por causa da esterilidade do marido ou da esposa; mas o mundo dos tempos bíblicos lançava a culpa somente sobre a esposa pelo problema, (para uma exceção, veja Dt 7.14, assim julgava-se que a esterilidade fosse resultado de desobediência a Deus.) Os concidadãos ridicularizavam a mulher estéril, atribuindo-lhe "opróbrio" Lc. 1.25. A falta de filhos passava a ser o assunto principal das orações dos casais. Note como Isaque rogou ao Senhor que concedesse um filho à sua esposa Gn 25.21. Ana chorou perante o Senhor e fez um voto de que se Deus lhe desse um filho, ela o consagraria ao serviço do Senhor I Sm 1.11.

Nos tempos rabínicos as mulheres procuravam vencer a esterilidade mudando a dieta alimentar. Acreditava-se que maças e peixes tornavam a pessoa sexualmente forte para a procriação. As mulheres também usavam amuletos para assegurar a fertilidade. O profeta Jeremias notou outra prática pagã comum: As mulheres de Judá faziam bolos, ofereciam bebidas e queimavam incenso à "rainha dos céus" para garantir fertilidade Jr 44.17-19; cf. Jr. 7.18). A "Rainha" mencionada nesta passagem era, provavelmente, Astarote, a deusa cananéia do amor sexual, da maternidade e da fertilidade. Naturalmente, todas estas práticas supersticiosas eram más aos olhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário