Quero olhar para todos os versículos do Salmo 32 para ver se podemos entender o salmo como um todo. Vamos passar por isso juntos, em seguida, vamos concluir, olhando para os versículos 1-5 em mais detalhes.
Versículos 1-5 são claramente uma unidade que trata da confissão e do perdão.
O ponto principal é nos versos 1 e 2, ou seja, ser perdoado é uma condição muito feliz.
Os versículos 3-5 nos dizem como alcançar esse estado feliz: primeiro, negativamente, não tente esconder seu pecado de Deus (VS. 3 e 4), então, positivamente, reconhecer o seu pecado e confessá-lo a Deus (v. 5) .
Assim, o ponto de versículos 1-5 é: a pessoa que não esconde os seus pecados, mas confessá-los a Deus vai encontrar a felicidade tremenda de uma consciência limpa e paz com Deus.
Então a primeira metade do versículo 6 faz uma inferência a partir de versos 1-5: uma vez que este é o caso, portanto, “todo aquele que é piedoso ore a Ti enquanto podes ser encontrado.”
Se bem-aventurança tão grande segue a oração de confissão, então, pelo amor de Deus, vamos todos confessar!
Em seguida, na segunda metade do versículo 6 e todo o versículo 7, parece haver uma mudança de preocupação longe de confissão e perdão para a proteção de Deus nas dificuldades da vida.
Certamente, em uma inundação de muitas águas, estas não devem alcançá-lo (ou seja, aquele que é piedoso).
Mas, na verdade a mudança na mente de Davi não é provavelmente tão grande como parece à primeira vista.
Provavelmente Davi pretende nos ensinar que o homem bem-aventurado e perdoado nos versículos 1 e 2, não tem apenas paz em sua consciência, mas também proteção que Deus lhe dá em meio aos problemas.
Ou, dito de outra forma, o homem que ora e confessa seu pecado a Deus é abençoado, não só por causa do que Deus não faz, ou seja, não imputar a iniqüidade a ele, mas também é abençoado pelo que Deus faz, ou seja, preservá-lo de problemas e cercá-lo com cânticos de libertação.
Deus não é contra ele, é poderosamente a favor dele.
Assim, a segunda metade do versículo 6 e todo o 7 servem como um incentivo adicional para os piedosos orarem e confessarem seus pecados a Deus, porque o perdão dos pecados é a base e o pré-requisito de todas as bênçãos de Deus.
No versículo 8, Deus toma a caneta em sua própria mão, por assim dizer, e promete não apenas proteção, mas instruções e conselhos de como devemos viver a cada dia: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”
A bênção de proteção no versículo 7 é realmente grande, mas seria incompleta se não fosse acompanhada pela bênção de direção.
É muito bom Deus guardar-nos da destruição, mas como seria se Ele não nos dissese qual caminho seguir?
Proteção com direção: é a condição da pessoa que ora a Deus e recebe o perdão por seus pecados.
Assim, o principal ponto até agora em versos 1-8 é que todos os piedosos devem orar a Deus em um momento em que ele pode ser encontrado.
E como incentivos Davi nos ensina: as promessas de perdão (vv. 1-5), proteção (vv. 6-7), e direção (v. 8).
Até agora, versículo 6 tem sido o único imperativo, ou seja, o comando positivo para orar.
Agora, no versículo 9, vem o segundo imperativo que eu acho que é a contrapartida negativa para o versículo 6.
Ou seja, o versículo 9 e na primeira metade do versículo 6 são realmente comandando a mesma coisa, mas usando palavras diferentes, um dizendo que positivamente (o que devemos fazer), e outro dizendo que negativamente (o que não deve fazer).
“Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.”
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