Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

NÃO SEJA UMA MULA!


Quero olhar para todos os versículos do Salmo 32 para ver se podemos entender o salmo como um todo. Vamos passar por isso juntos, em seguida, vamos concluir, olhando para os versículos 1-5 em mais detalhes.
Versículos 1-5 são claramente uma unidade que trata da confissão e do perdão.
O ponto principal é nos versos 1 e 2, ou seja, ser perdoado é uma condição muito feliz.
Os versículos 3-5 nos dizem como alcançar esse estado feliz: primeiro, negativamente, não tente esconder seu pecado de Deus (VS. 3 e 4), então, positivamente, reconhecer o seu pecado e confessá-lo a Deus (v. 5) .
Assim, o ponto de versículos 1-5 é: a pessoa que não esconde os seus pecados, mas confessá-los a Deus vai encontrar a felicidade tremenda de uma consciência limpa e paz com Deus.
Então a primeira metade do versículo 6 faz uma inferência a partir de versos 1-5: uma vez que este é o caso, portanto, “todo aquele que é piedoso ore a Ti enquanto podes ser encontrado.”
Se bem-aventurança tão grande segue a oração de confissão, então, pelo amor de Deus, vamos todos confessar!
Em seguida, na segunda metade do versículo 6 e todo o versículo 7, parece haver uma mudança de preocupação longe de confissão e perdão para a proteção de Deus nas dificuldades da vida.
Certamente, em uma inundação de muitas águas, estas não devem alcançá-lo (ou seja, aquele que é piedoso).
Mas, na verdade a mudança na mente de Davi não é provavelmente tão grande como parece à primeira vista.
Provavelmente Davi pretende nos ensinar que o homem bem-aventurado e perdoado nos versículos 1 e 2, não tem apenas paz em sua consciência, mas também proteção que Deus lhe dá em meio aos problemas.
Ou, dito de outra forma, o homem que ora e confessa seu pecado a Deus é abençoado, não só por causa do que Deus não faz, ou seja, não imputar a iniqüidade a ele, mas também é abençoado pelo que Deus faz, ou seja, preservá-lo de problemas e cercá-lo com cânticos de libertação.
Deus não é contra ele, é poderosamente a favor dele.
Assim, a segunda metade do versículo 6 e todo o 7 servem como um incentivo adicional para os piedosos orarem e confessarem seus pecados a Deus, porque o perdão dos pecados é a base e o pré-requisito de todas as bênçãos de Deus.
No versículo 8, Deus toma a caneta em sua própria mão, por assim dizer, e promete não apenas proteção, mas instruções e conselhos de como devemos viver a cada dia: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você.”
A bênção de proteção no versículo 7 é realmente grande, mas seria incompleta se não fosse acompanhada pela bênção de direção.
É muito bom Deus guardar-nos da destruição, mas como seria se Ele não nos dissese qual caminho seguir?
Proteção com direção: é a condição da pessoa que ora a Deus e recebe o perdão por seus pecados.
Assim, o principal ponto até agora em versos 1-8 é que todos os piedosos devem orar a Deus em um momento em que ele pode ser encontrado.
E como incentivos Davi nos ensina: as promessas de perdão (vv. 1-5), proteção (vv. 6-7), e direção (v. 8).
Até agora, versículo 6 tem sido o único imperativo, ou seja, o comando positivo para orar.
Agora, no versículo 9, vem o segundo imperativo que eu acho que é a contrapartida negativa para o versículo 6.
Ou seja, o versículo 9 e na primeira metade do versículo 6 são realmente comandando a mesma coisa, mas usando palavras diferentes, um dizendo que positivamente (o que devemos fazer), e outro dizendo que negativamente (o que não deve fazer).
“Não sejam como o cavalo ou a mula, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário