Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

MEDO E FOBIA

O medo é um sinal de proteção, mas pode se tornar problema quando fica irracional

O medo é normal, é inclusive um sinal positivo de proteção. O problema é quando o medo se transforma em algo irracional, nos amarra e nos causa dano. Geralmente nos leva a fugir. Davi venceu a Golias, mas fugiu com medo de Saul por 13 anos !

O medo que não é vencido pode durar toda a vida.

O medo funciona como um círculo, dando voltas em si mesmo. É um círculo vicioso que se alimenta de si mesmo.

Quando crianças, sempre nos falaram: cuidado! Mas nunca falaram: coragem ! Vá em frente !

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE MEDO:

· Ablutofobia: Medo de tomar banho

· Mirmecofobia: Medo das formigas

· Nomatofobia: Medo aos homens

· Eistopofobia: Medo ao espelho

· Eriosiofobia: Medo de cometer um pecado imperdoável

· Ergofobia: Medo ao trabalho

· Caligifobia: Medo das mulheres bonitas

· Meteorofobia: Medo de meteoritos

· Monofobia: Medo a solidão

CÍRCULO VICIOSO DO MEDO

O Medo se alimenta de si mesmo!! Segue um ciclo:

1ª Fase: uma grande imaginação

Ex. uma pessoa que tem que falar em público pela primeira vez, o fato em si , ativa imediatamente a imaginação: ...vão rir de mim... , vai dar branco ...

2ª Fase: medo

Quando imaginamos o pior , estamos entrando no ciclo do medo : a grande imaginação ativa o medo, o medo começa a movimentar-se e isso estimula mais ainda a imaginação. Dai então gera uma resposta corporal : sudorese, voz embargada, coração acelerado.

Todas as respostas corporais farão que efetivamente se cumpra o que imaginamos no começo.

3a Fase: A grande imaginação traz medo e o medo , freia , paralisa ou acelera .

O exemplo de uma pessoa que vai falar em público, começa a imaginar o pior, o medo a controla e começa alimentar o pior , bloqueando seu corpo, então no momento de falar em público fica sem voz.

4a Fase: Minha primeira lembrança

A grande imaginação traz medo, o medo paralisa ou acelera e fica gravado na minha mente. Quando enfrento uma situação semelhante , a primeira lembrança que virá na minha mente será aquela... que congelei , fracassei , fui enganada , etc.

COMO QUEBRAR O CÍRCULO DO MEDO

1. Reconhecer que tenho medo

2. Declarar ao medo que não temos medo

Davi diz no Sal. 56, “Estou com muito medo , mas o dia que eu estou com medo, em Deus confio”.

3. Ser grato a Deus

4. Não fique mal por ter medo , saiba que é normal

5. Entender que o medo aparecerá em cada desafio.

6. É uma oportunidade que te faz avançar. Olhar os medos de frente e não esconder fazendo-se o super espiritual , é melhor assumir . Quando fugimos dos medos, eles nos perseguirão !

7. Colocar os pensamentos em ação, fazer uma lista com teus medos e ao lado coloque como resolveria estes problemas.

Ex. medo de ficar sem dinheiro - provisão de Deus

8. Confissão de fé

Vou confessar, não o que minha imaginação diz, mas aquilo que Deus prometeu. Cada medo está baseado em uma mentira em tua mente, por outro lado toda liberdade está baseada em uma verdade de Deus. Lembre-se:

Jeová, é minha luz e minha salvação, de quem terei medo....

Ele está no meio da batalha como Poderoso Guerreiro....

Ele não me deu espírito de temor, e sim de poder...Etc.

8. Entrega total

Por trás de todo grande medo, há medo ao abandono. Mas o amor de Deus lança fora o medo . Temos que abraçar o amor de Deus !

9. Deus é Soberano

Ele controla tudo. Satanás não é dono, ele é o príncipe deste mundo , não rei.

“Não temas Abrão.. Gn. 15:1


“Não temas porque....Gn. 26:24


“Não os temais... Nm 14:9


“Não temas nem... 1 Cron. 22:13


“A quem temerei... Sl. 27:1


“Não temas quando...Sl 49:16


“Em que eu temer...Sl 56:3


“Não temerei, que...Sl 56:4


“Não temas, quando,... Sl 49:16


“Não temas porque... Is 41:10; 43:1,5; 54:4


“Não temerei....Hb 13:6


“Nada temas da coisas...Ap. 2:10

Do medo ao trauma

Todas estas situações nos geram grandes doses de emoções tóxicas: culpas, medos, inseguranças que muitas vezes preferimos esconder

— Lembrar situações com os mínimos detalhes

— Bloquear o momento traumático

— Prever um futuro escuro

As fobias

São uma resposta que a pessoa tem frente a uma emoção não curada, emoções não resolvidas que vem trazendo há muito tempo.

—A fobia é um medo persistente e exagerado.

—Quem padece de fobias vai fugir das situações que gerem medos

—Fobia a pessoas, aos aviões, a alturas, etc.

Alguns exemplos de fobias :

Calinguinefobia: medo das mulheres bonitas

Chaetofobia: medo aos cabelos

Dendrofobia: medo das arvores

Monofobia: medo da solidão

Musofobia: medo de ratos

—Mirmecofobia: medo das formigas

—Nomatofobia: medo dos homens

—Eisotropofobia: medo de espelhos

—Ergofobia: medo do trabalho

—Omilofobia: medo dos sermões

Iatrofobia: medo de médicos

Insectofobia: medo de insetos

Siderofobia: medo das estrelas

Peladofobia: medo das pessoas carecas

CARATERÍSTICAS DE UMA PESSOA QUE PADECE DE FOBIA :

· -Muito auto-exigentes , excessivamente responsáveis

· -alto nível de estresse

· -muito ansiosas

· -hiperativas

· -seus pais foram muito protetores

· -tem recebido a mensagem que o mundo é muito perigoso

As fobias provocam um desejo de evitar o que se teme . A pessoa que sofre de fobias tentará sempre evitar de esconder suas emoções, de justificar suas condutas, tratará de modificar seu ambiente físico e social, com o fim de adaptar se melhor ao mundo que deve enfrentar .

Quem padece de fobias , se dá conta que seu medo é exagerado, porém, não consegue fazer nada para evitar o que sente, porque seu medo traz um sofrimento psicológico somado a sintomas como :

-boca seca

-palpitações

-aceleração de pulso

-fadigas

-sudoreses

-tremores impossíveis de controlar

O desafio

• enfrentar os medos

• descobrir o motivo , a raiz que desencadeou essa fobia na tua vida ainda que fazer isso cause dor

Técnicas e estratégias simples para quebrar o círculo do medo irracional

— Aprender a eliminar os medos tóxicos e colocar no lugar emoções verdadeiras: a lei da concentração disse que “quanto mais eu penso em uma coisa, esta coisa se fará parte da minha realidade”

— Confiemos em nós mesmos

— Reconhecer que temos medo . Não tenha medo do medo

— Encarar o medo de frente

— Afirmar a auto-estima , acreditando em você mesmo

— Compartilhe sua vida : o egoísmo alimenta os medos e as fobias

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor (1 Jo. 4:18)

E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e porque estava nu, e escondi-me. (Gen.3:10) Não temerei dez milhares de pessoas que se puserem contra mim e me cercarem (Sal. 3:10)

Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.(Isaias 43:1,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário