Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A IGREJA MORTA


Apc. 3, 1-6   Igreja de Sardes 

A história da Igreja de Sardes tinha a ver com a história da cidade de Sardes.
A glória de Sardes estava no seu passado, foi a capital da Lídia no século 7 A.C. viveu sua época áurea no reinado de Creso e era uma das cidades mais magnificas do seu tempo.
Situada no alto de uma colina, rodeada de muros e fortificada, se sentia imbatíveis e jamais fora derrotada em um confronto direto, seus habitantes eram orgulhosos, arrogantes e auto confiantes, porém caíram nas mãos do rei Ciro em 529 A.C. que cercou a cidade por 14 dias e quando os soldados de sardes dormiram, eles penetraram por um buraco (a única brecha), o único lugar vulnerável e dominou a cidade de Sardes.

Em 218 A.C. Antióco Epifânio dominou a cidade da mesma forma, e isto aconteceu de novo por causa da auto confiança e falta de vigilância dos seus habitantes. (Cuidado com o passado para não se repetir os mesmos erros).  Os membros da Igreja entenderam - Apc. 3, 3 parte b.

A cidade foi reconstruída no período de Alexandre Magno e dedicada a deusa Cibele divindade que acreditavam ter poder especial de restaurar vida aos mortos.

No ano 17d.c. foi parcialmente destruído por um terremoto e reconstruída pelo Imperador Tibério e ficou famosa pela imoralidade e a decadência que a dominou.

7 Espíritos (Qualidades/Qualificações) Is 11, 2 – Espírito do Senhor, Sabedoria e Inteligência, Conselho e Fortaleza, Conhecimento e Temor do Senhor.  Estrela – Anjo     7 Estrelas – Os 7 Anjos das Igreja  Apc, 1, 16 e 20.

A Igreja de Sardes foi se esvaziando do Espírito Santo até se tornar um cadáver, mas aos olhos carnais era bela e forte. Impressionava pela sua vida sem vida. Tinham história, mas não estavam fazendo história. Resultados matérias excelentes, mas péssimos resultados espirituais.

Vivia do passado porém não existem no presente, em vezes de ter a certidão do novo nascimento, tinha o atestado de óbito, não havia avivamento, não havia poder e nem glória de Deus (Vale de Ossos Secos Ez 37). Ef. 5,14.

A Igreja vivia de aparências. Parecia mais um cemitério espiritual do que um jardim cheio de vida. Em vez de influenciar foi influenciada, era com o sal sem sabor ou a candeia apagada.
Nenhuma falsa doutrina estava prevalecendo naquela igreja, não tinha falsos profetas, aos olhos dos observadores parecia uma igreja viva e dinâmica, porém uma igreja de rótulo e mentira. 2 Cr. 16,9

Sardes era uma poderosa Igreja, tinha um grande nome, tinha fama, tinha performance, tinha obras, mas não tinha vida, dignidade e integridade. Cultos sem unção, sem mensagens de Deus, com situações simuladas, membros que não tinham compromisso com a obra e que viviam no comodismo e não eram totalmente convertidos.

O Diabo não precisou perseguir esta Igreja, ela estava sendo derrotada pelos seus próprios pecados.

E todos que olham e até ela mesma acreditavam esta viva e na direção de Deus, por causa da aparência, porém pra Jesus Cristo não, ele reprendeu e disse a verdade.

Diagnostico de Cristo:

- Não achei as suas obras íntegras Jr 48,10 é possível obedecer sem pureza no coração 2 Cr 25,2

- A Igreja tinha reputação entre as pessoas, mas não diante de Deus. Tinha fama, mas não tinha vida. Tinha badalação/elogios, mas não pentecostes. Tinha excelência e formosura perante os homens, mas estava morta perante a Deus. (Deus não vê como vê os homens). Fisicamente viva, mas espiritualmente morta. - Nem sempre ter fama perante os homens significa reconhecimento e glória de Deus.

- Igreja se tornando em um clube social, para se encontrarem e colocarem a conversa em dia. Igreja com atividade, mas sem integridade, Crentes fracos e doentes, na UTI e na CTI espiritual. Iam para Igreja sem propósito e como se fosse a um Show. A Igreja estava amando o mundo

- A Igreja não tinha coragem de ser diferente do mundo – Jz 14, 2-3 e 9-10 diferente de Dn 1, 8

- Igreja que tinha perdido a intimidade com Deus, a verdadeira adoração a Deus, perderam a vontade de orar, ler a Bíblia, perderam a direção. O pecado enfraquece a Igreja, o mundanismo vai tirando a vontade de buscar o espiritual, o pecado mata os sentimentos mais elevados de buscar a Deus e petrifica o coração humano, no começo vem dúvidas, medos, tristezas, depois a consciência cauteriza e perde se a vergonha.  2 Tm 3, 5

- A Igreja estava se corrompendo com o pecado manchando as suas vestes. Consolida o resto que estava para morrer – Judas 22 – 24 / Zacarias 4

Sê Vigilante – O bom soldado toma a armadura de Deus e vigia constantemente com perseverança e oração Ef. 6,18  Cl 4,2

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te 2 Tm 3,14;  2Pe 1, 5-10; 1 Co 11, 24; 2 Ts 1,8 e 1 Pe 4,17.

Poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras 2 Co 5,10 as que vem o pecado e aceitam não tem as vestes brancas  Gl 6,1; Mt 18, 15-18; Tiago 5, 19-20 entre outros.

Andarão de branco junto comigo (4): “Linho finíssimo, resplandecente e puro...são os atos de justiça dos santos” (19:8). É Deus quem nos aperfeiçoa e nos equipa para toda boa obra (2 Timóteo 3:16-17). 

Pois são dignos (4): não por mérito próprio, (Efésios 2:8-10). 

O vencedor ... vestiduras brancas (5): As pessoas de vestiduras brancas participam da grande festa de louvor ao Cordeiro em 7:9. 

De modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida (5): O "Livro da Vida" é mencionado várias vezes na Bíblia (veja 3:5; 13:8; 17:8; 20:12,15; 21:27;

Confessarei o seu nome diante de meu Pai (5): (Mateus 10:32-33; Marcos 8:38). 

Quem tem ouvidos, ouça (6): Todos devem prestar atenção! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário