Seja Bem Vindo! Que Deus te Abençõe!

Rádio Deus Proverá - Abençoando Vidas

Free Shoutcast HostingRadio Stream Hosting

Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estudo constata que 62% dos pastores não tem qualificação ideal. Estudo constata que 62% dos pastores não tem qualificação ideal

A Paz do Senhor Jesus Cristo! 


Levantamento da Global Action constatou que 62% dos pastores que ministram congregações no mundo não têm qualificação formal buscada em seminário nem treinamento pastoral, anunciou o presidente da organização, Phil Long. Muitos desses pastores sequer têm os seis anos do ensino fundamental concluído, disse Long.


A notícia preocupa principalmente no Brasil onde o evangelho cresce sem controle. O que as entidades tem feito para melhorar a qualificação?


É uma dura realidade e infelizmente a ignorância de muitos impedem esta capacitação no meio evangélico-cristão, pois as alegações utilizando partes isoladas da Bíblia e outras fora dela são diversas, como por exemplo:


- Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos
- Pedro era pescador e analfabeto
- Jeremias era uma criança
- Moisés tinha língua pesada
- Meu negócio não é teologia, porque isso é do homem.
- Eu tenho joelhologia, jejumlogia, oraçãologia, bibliologia entre outros.
- A letra mata, mas o Espírito vivifica.
- Deus vai colocar as palavras na minha boca
E outros argumentos que demonstra a falta de interesse de crescer na graça e no conhecimento conforme escrito em 2 Pedro 3,18 e meditar na Lei do Senhor de noite e de dia conforme escrito em Josué 1,8. 


Muitos nem sequer gostam de participar dos estudos bíblicos e seminários, alguns dizem que não precisam estudar ou aprender porque o Senhor é quem sabe de todas as coisas e quem vai utilizar pra falar é ele.


Interessante é analisarmos a palavra e ver que os Homens de Deus que mais se destacaram eram pessoas estudadas e conhecedoras, entre elas podemos citar Paulo, não foi um dos discípulos que andaram com Jesus, porém liderou a igreja e expandiu a obra de Deus, trazendo a revelação da Graça de Deus, a qual Pedro e outros discípulos relutaram em aceitar. Foram 13 epístola escrita por ele (sem considerar Hebreus). Outro foi Moisés, apesar de ter a língua pesada aos 80 anos porque Deus tratou com ele no deserto, ele era um homem estudado, teve aula na melhor escola do Egito e falava muito bem, conforme escrito em Atos 7,22. Veja que interessante, estes 2 homens de Deus se destacaram tanto que um é o sinônimo da Lei e o outro da Graça, apesar de sabermos que a Lei veio através do Deus Pai e a graça veio através da atitude de Cristo e tendo continuidade através do Espírito Santo, mas eles foram instrumentos de Deus que marcaram e marcam até hoje. 


Não estou dizendo que uma pessoa que não tenha instrução não possa se destacar, mas temos que analisar as épocas, a grande dificuldade e precariedade que existia no passado em relação aos tempos atuais, hoje temos ferramentas que facilitam a aprendizagem e conhecimento, não só o que esta escrito na palavra, mas os costumes e visões da época, geografia e detalhes da região, entre outras coisas mais. Acredito que seja muito mais difícil se destacar porque a sociedade e o povo estão mais exigentes e não querem alimentos sem sustância e consistência, eles querem enxergar nos líderes uma pessoa inteligente, sábia e principalmente cheia da Unção e do Poder de Deus em sua vida e não conforme escrito em Oséias 4,6 ; Zacarias 11,15-17 e Mateus 22,29.


Para finalizar, podemos analisar que os profetas aprendiam e tinham próximo deles os sacerdotes que conheciam a palavra, os primeiros discípulos andaram e aprenderam direto da escola do Mestre Jesus Cristo, Paulo foi ensinado por Gamaliel doutor da Lei, ou seja, temos que buscar capacitação e procurarmos crescer no conhecimento, não tenha vergonha de procurar o seu Pastor para tirar as suas dúvidas e participe de seminários e estudos bíblicos e Pastores Presidentes tenham humildade para pedir ajuda a outros Pastores que exerçam o chamado de Mestre para tirar dúvidas e trazer a luz da Palavra de Deus para as vossas vidas e do rebanho que Cristo vos confiou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário